Mudanças Climáticas – Qual o meu papel?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Autor: Rodorigo Klimeck Kruger Maul - 1º4


De tempos para cá, vemos que o homem anda despreocupado com a natureza. Visto que o ser humano é antropocêntrico, ou seja, aça que todos os recursos naturais foram criados para simplesmente serem aproveitados por si mesmos.
Mas, esquecemo-nos de que somos meros animais, usando recursos naturais de forma errada. E, tudo isso, prejudica a natureza, ocorrendo alterações no planeta, principalmente no clima. Além de usarmos os recursos naturais de maneira errada, poluímos a superfície terrestre, agravando ainda mais a situação do planeta.
As alterações climáticas provocam calor e chuvas intensas, perda da biodiversidade, enchentes, secas que provocam que perca de plantações, etc. Com isso, fica a pergunta: O que pode ser feito para diminuir o prejuízo causado pelo homem ao meio ambiente em que vivemos?
Hoje, os cientistas gastam milhões, até bilhões de dólares em pesquisas para achar alguma solução. Essas pesquisas nos trouxeram muitas novidades. Novidades essas que ajudam na diminuição da poluição. Estas incluem a utilização de energia de fontes renováveis, novos combustíveis destinados ao transporte, uso de tecnologias mais limpas como o hidrogênio e a tecnologia de captura e armazenamento de carbono.
Para iniciarmos um plano importante, cada pessoa precisa contribuir. São ações simples, mas que no futuro farão toda a diferença. Tais ações são: jogar lixo no lixo, trocar o carro pelos transportes púbicos ou pela boa e velha bicicleta, plantar mais árvores, economizar água e energia elétrica, entre outros.
Eu acredito que todo problema tem solução. A solução do planeta é cada um fazer a sua parte. E, nós jovens somos protagonistas desse processo.
 
EEB. PROF. HENRIQUE DA SILVA FONTES | by HF ©2015