EEB Prof. Henrique da Silva Fontes - Atividade de aprendizagem: Alimentação e saúde Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Professora: Tânia

terça-feira, 5 de novembro de 2013



Aluna: Gabriela Chaves Borgogno.        Série: 1ª EMI 1

A boa alimentação
         Os principais alimentos que possuem substâncias necessárias para o funcionamento do corpo e que ajudam no crescimento de casa indivíduo são: minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, e gordura.                                                                           
         O funcionamento de todos os sistemas do corpo, por exemplo, o sistema nervoso, o sistema urinário, o sistema respiratório, o sistema digestivo, entre outros é influenciado pela alimentação, seja ela, mínima ou excessiva.
         A alimentação influi também no comportamento, no humor, na inteligência e na memória do ser humano.
         Se a alimentação for saudável, com certeza a saúde do organismo será          completamente boa, já, ao contrário, o organismo vai ficando fraco, podendo causar doenças e levando a pessoa à morte.



Aluno: Carlos Alberto Hübner Junior.     Série: 1ª EMI 1

A importância da boa alimentação
         João e Maria saíram de casa no sábado e foram passear no parque. Chegando lá, João compra um hambúrguer e Maria um sanduíche natural. Maria vendo João comprar aquele monte de besteiras, fala:
          - Você não sabe que tem que comer coisas saudáveis, como eu, por exemplo, comprei esse sanduíche, com alface, tomate, queijo, com muitas vitaminas.
         João irritado com o comentário, fala:
          - Cuide da sua vida, eu vou comer o que eu quiser.
          Maria fica quieta e eles continuam o passeio e logo vão embora.
          No dia seguinte Maria vai à casa de João e a mãe dele diz que ele está doente. A menina vai até o quarto e pergunta o que aconteceu:
          - Tive uma intoxicação alimentar.
         Maria ri e diz:
          - Viu o que dá não comer coisas saudáveis.




Aluna: Pâmela Cechet da Cunha.           Série: 1ª EMI 2

Alimentação e saúde
          Para adquirir hábitos alimentares saudáveis e bons para nossa saúde, devemos reduzir a ingestão de doces e refrigerantes, adicionar às refeições um bom prato de salada (com verduras e legumes), consumir carnes magras (peixes, aves), grelhadas (assadas) ou usar pouco óleo quando forem preparadas.
          Os alimentos não servem apenas para serem saboreados, eles fornecem energia para o funcionamento do nosso organismo, materiais para a construção de nosso corpo e para o reparo de algumas de suas partes.
          Mantendo uma alimentação saudável prevenimos muitas doenças, por exemplo, se ingerirmos uma quantidade muita alta de sal podemos ficar com pressão alta e ingerindo muito açúcar podemos ficar com diabetes.
          Portanto devemos sempre manter uma alimentação rica em alimentos que fazem bem à nossa saúde.



Aluna: Kelen Francioni Vargas.       Série: 1ª EMI 2

Como viver mais e melhor
          Para se viver mais e melhor é necessário ter uma vida plena e saudável. Para isso é preciso garantir uma forma de alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos, não apenas para obter o peso ideal, mas sim pela garantia de uma boa saúde e a prevenção do surgimento de algumas doenças crônicas, pressão baixa, pressão alta, etc.
          Mas para que isso se concretize devem ser adotados bons hábitos alimentares durante toda a vida, por isso o Ministério da Saúde lançou uma forma de guia de alimentação saudável, dentre eles estão os principais passos: comer arroz e feijão pelo menos cinco vezes na semana, por ser uma combinação completa de proteínas, faz bem à saúde, consumir diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos, no máximo uma porção por dia de óleos, azeite, manteiga ou margarina, evitar refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos, doces recheados, como regra de alimentação, beba pelo menos 2 litros de água por dia, pratique no mínimo 30 minutos de atividade física, faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches ao dia, inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais em sua alimentação e por fim consuma pelo menos 3 porções de legumes, frutas e verduras, durante as refeições ou nos intervalos.
          Com isso vai ficar mais fácil ter uma satisfação com seu corpo e saúde sem dietas mirabolantes.



Aluna: Julia Caroline da Silva Nunes.        Série: 1ª EMI 3

A importância de uma boa alimentação
          Uma boa alimentação não está em comer apenas verduras, frutas e legumes, fazer dietas enormes, etc. Uma boa alimentação, é ingerir todos os alimentos em quantidades certas. Existe uma dieta diferente para homens, mulheres, adolescentes, enfim, se quiser iniciar uma dieta, o bom seria procurar um nutricionista.
          O que todos precisam saber é que magreza nem sempre é saúde. Existem pessoas com um corpo muito magro que chegam a ter anorexia, por exemplo. Devemos saber também, o que comer. Pois muitas pessoas chegam a ter doenças por causa da má alimentação, como obesidade e diabetes. Por isso, alimentos como bacon, carne vermelha, frituras, etc., devem ser pouco ingeridos.
          Uma alimentação equilibrada deve fornecer água, ingerir cereais nos alimentos, praticar alguma atividade física, como a caminhada, por exemplo. Deve-se evitar bolos, bolacha recheada, uso excessivo de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Depois de consumidos esses alimentos geram indisposição, intoxicações, etc.
          Por isso, precisamos ter consciência de que os alimentos que acreditamos ser saborosos nos enganam e prejudicam nossa saúde.



Aluna: Rebecca Mohr Rodrigues.       Série: 1ª EMI 3

A importância da boa alimentação
          Você já parou para pensar que as suas doenças podem estar ligadas à alimentação? Ou que quando você vier a falecer, uma das causas poderá ser a sua alimentação? Porém, se você cuidar da mesma, várias doenças e outros males serão evitados.
          Várias mortes que são causadas por doenças comuns, como, por exemplo, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes, colesterol alto, câncer, doenças cardíacas, entre outras, estão ligadas à nossa má alimentação. Mas não são só as doenças graves que são ocasionadas pelo nosso mau hábito alimentar. Problemas simples, como câimbras, azia, dores musculares, etc., também estão relacionados. A câimbra, que praticamente todas as pessoas já tiveram, é causada pelo baixo consumo de alimentos que contêm cálcio. A azia é causada pela ingestão de alimentos que o nosso organismo não recebe bem, principalmente alimentos industrializados, que contêm corantes, conservantes, alimentos gordurosos, etc. Já as dores musculares podem vir a acontecer por causa do baixo nível de nutrientes no nosso corpo.
          A principal desculpa das pessoas para a má alimentação é a “falta de tempo”, e as refeições saudáveis são geralmente substituídas pelas refeições rápidas (comidas congeladas, fast-food, entre outros).
          Outro hábito que nos faz muito mal é pular alguma refeição durante o dia, podendo causar fraquezas, dores, e até piorar o rendimento escolar.
          Portanto, a nossa alimentação está diretamente relacionada à saúde, ou seja, para ter uma vida saudável, é de muita importância termos uma boa alimentação.




 
EEB. PROF. HENRIQUE DA SILVA FONTES | by HF ©2015