Aulas de Filosofia: Conhecimento
Prof. Amarildo J. Tamanini
Aluna: Tainara M. de Oliveira Malkowski – 2ª3
O conhecimento é amplo e complexo, difícil conceituá-lo. Abrange “todo” ser humano. Todos os órgãos do sentido, na sua mais ampla capa capacidade de capacitação, de reconhecimento e assimilação fazem parte do conhecimento. Podemos dizer que é o conjunto dos saberes, porque saber é apenas uma parte do conhecimento. A complexidade envolve a memorização, a reflexão e a evolução do ser humano.
Contudo o conhecimento não se dá em parte ou em etapas, ele é contínuo e global. Não sabemos o seu início e nem o seu fim. É como uma linha da evolução histórica, não retrocede, só avança. E é por isso, a sua complexidade, cada ser humano nos seus saberes, busca na linha do conhecimento, o conhecer geral, o absoluto. Mas, não como única verdade – aperfeiçoar.
As verdades são verdades, enquanto as premissas as sustentam, mas quando mudam as “premissas”, surgem outras verdades.
O conhecimento não pode ser visto como causa última, ou finita, mas como desafio para justificá-lo, enquanto tal, e questioná-lo, enquanto mutável.
SABER.
O QUE É SABER?
Podemos dizer que é uma parte do conhecimento daquilo que domino “pelo gene do saber“, isto é está contido do próprio ser.