Alimentação e Saúde - Aluna: Narelli Tharissa Tenfem 1º 4 – EMI

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ter uma boa alimentação é ter uma vida saudável. Devemos ter bons hábitos e consciência sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns tipos de produtos. Muitos componentes da alimentação são ligados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade, etc.
                O tipo de preparo do alimento também influência no risco de doenças. Ao fritar ou preparar carnes na brasa em temperaturas muitos altas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago. Por isso, o tipo que cozinhamos e que usamos as baixas temperaturas, são as escolas mais saudáveis.
                Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros que ajudam nas defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com freqüência. A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação e os nutrientes protetores só funcionam se consumidos por meio dos alimentos.
                Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fatores protetores se praticados ao longo da vida por meio da uma alimentação saudável. Arroz e feijão são bons alimentos e devemos consumir muitas vezes na semana. O leite e seus derivados devem ser consumidos diariamente. Não devemos comer muita fritura, pois faz mal ao nosso corpo, como evitar refrigerantes também.
Aprendi que não devemos comer em grande quantidade o sal de cozinha. A regra é bem simples, tomar em média 2 litros de água por dia, fazer 30 minutos de atividade física e no mínimo três refeições por dia.
Devemos comer frutas, legumes e saladas e, consumir gordura sim, mas, moderadamente.
 
EEB. PROF. HENRIQUE DA SILVA FONTES | by HF ©2015